Cuidando da Horta, como colher e combater pragas

Manjericão roxo
Dias atrás postei para vocês como montar uma horta, agora já com 2 semanas de vida, posso compartilhar algumas experiências no cuidado e colheita das especiarias.

Manjericão roxo brotou! sim! Sementes de saquinho funcionam :)

Minhas pimentas malaguetas também Vá bene!!! vejam quantas ( :
mudas de pimenta malagueta










Compostagem
No espaço que sobrou antes ocupado pelo hortelã, estou fazendo compostagem, juntando cascas, pó de café, bagaço de laranja, etc, deixa a terra boa "por demais"!

Hortelã
A amiga Lilian, orientou que a raiz da hortelã vai tomando conta da terra por baixo, portanto, recomendo plantá-la num vaso a parte, foi o que fiz. (está em fase de recuperação - UTI braba)

pince para colher orégano
Como Colher: Manjericão, orégano, alecrim, cheiro verde, salsinha etc
Colher apenas as folhas (com os dedos , sem quebrar os talos mais grossos, se necessário utilize uma tesoura fina ou um alicate de horta, pequeno.










Flores do manjericão: Remova-as
Apesar de lindas, dominam a energia (seiva, água etc) deixando as folhas duras e amargas. Remova os talos com flores, e/ou florescências e tenha muito mais folhas ainda mais saudáveis.

Cuidados com pulgões, lagartos e pequenos insetos
acordo hoje cedo e me deparo com meu pequeno pé de pimenta (xodó) lotado de pequenas pulgas verdinhas (pulgões) fiquei muito irritado pois reparei que as pimentas estão secando, as folhas ficando furadas e as flores (roxinhas lindas) não duravam! Então achei esta mistura para combater:

Caldo de Alho e cebola para combater pequenas pragas
Bata no liquidificador, 500ml de água, 4 dentes de alho e 1 cebola (qq tamanho). coe e utilize um borrifador para pulverizar nas plantas. Solução caseira e barata para acabar com os indesejáveis na sua horta. Borrife todas as manhãs enquanto houver pulões.

Comente e compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin it

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...