Pão italiano caseiro com baixo teor de glúten

Pão italiano com baixo teor de glúten
Encontrei esta receita num site de uma culinarista vegana, e parafraseando sua frase, diria: Pães de fermentação de 1 ou 2 dias tem seu teor de glúten reduzido pela intensa atividade de fermentação. E por falar em maior tempo de fermentação, caso você queira experimentar um pão com sabor e preparos diferenciados mas sem muita dificuldade este é o começo. Se quiser avançar ainda mais, asse em saco de forno (aqueles de frango) aposto que vai ficar inesquecível.
Enfim, como eu comeria pão com glúten de qualquer forma decidi testar, além disso pão caseiro é pão caseiro, nem mesmo a padaria mais gourmet da cidade consegue dar sabor de pão caseiro se usa uma cozinha industrial.
Este pão tem um resultado surpreendente com uma casca firme e crocante, e miolo super molinho! e não precisa sovar. Além do saborzinho levemente azedo da fermentação intensa, eu adoro pães assim.
Pão com baixo teor de glúten

Pois bem, o que não foi dito no post oficial da culinarista é: Que massa chata de se trabalhar! ainda bem que não exige muito manuseio (Não precisa sovar), do contrário tiraria o gosto de fazer, de qualquer um, mas vou tentar incluir umas dicas aqui pra facilitar sua vida. E a primeira delas é!
Arrume uma espatula, ou raspador para facilitar sua vida! Você consegue bons resultados usando uma grande colher de arroz, mas o grude-grude vai ser intenso!
A segunda, e
não menos importante, é que você começa hoje mas só vai comer amanhã! mas vamos la pra receita pq valeu muito a pena!



Ingredientes

  •  3 xícaras de chá bem cheias de farinha integral ou branca (de preferencia peneirada)
  •  1 colher de sobremesa rasa de sal
  •  1 colher de café rasa de fermento biológico seco (sim é só um tiquinho)
  • 1 xícara e Meia de chá de água Filtrada ou Mineral morninha

Modo de Preparo
  1.  Em uma tigela grande: Misture a farinha com sal e então com o fermento 
  2. Adicione água aos poucos e vai misturando delicadamente com um garfo
  3. O ponto certo aqui é de uma pasta molenga, se necessário coloque mais um golinho de água.
  4. Tampe com filme plástico e reserve em ambiente sem vento, deixe fermentando por aproximadamente 20 horas (sim só no dia seguinte!). Sua massa deverá crescer bastante ficar cheia de bolhas.
  5. Unte uma forma de pão ou de bolo com furo no meio
  6. O próximo passo é polvilhar uma bancada com farinha, despejar a massa fermentada sobre ela e com o uso da espátula ir virando a massa e polvilhando farinha para ir dando mais consistência à massa, (você ira adicionar aproximadamente meia xícara de farinha. a Massa deve continuar mole, se desmanchando mas no ponto pra se pegar com a espátula.
  7. Transfira a massa para a assadeira untada cubra com filme e/ou cobertor e deixe crescer até dobrar de tamanho (leva de 2 a 3 horas).
  8. Então descubra o pão e cubra com papel alumínio sem encostar na massa
  9. Leve assar em fogo mais alto possível, asse coberto por 30 minutos, então remova o papel alumínio e asse por mais 30 minutos agora em fogo médio.

    Aproveite este pão super crocante e saboroso!

Print Friendly and PDF
Curta LeGarb no facebook e acompanhe nossas receitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin it

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...