Pão sem sovar por Gabriel Marcos

Pão rústico sem sovar
A cozinha tem o poder mágico de aproximar as pessoas, fazer novos amigos e reforçar as amizades. Meu amigo Gabriel Marcos já se aventurou como apicultor, é mestre cervejeiro (Cervejaria Fantástica) e há um tempo tem se dedicado a produzir maravilhosos pães à sua família e amigos. Pensem num cara dedicado, que estuda até obter resultados mais que satisfatórios, sim é ele, e para nossa alegria ele compartilha sua receita master de pão sem sovar, sim, um maravilhoso pão que não requer esforço, apenas paciência.


Aviso importante. Com exceção do fermento pese os ingredientes!
 
Ingredientes

  • 400g Farinha de trigo (4 xícaras rasas)
  • Caso prefira utilize metade integral metade branca
  • 9g de sal (1 colher de sobremesa)
  • 1g de fermento seco para pão (meia colher de chá rasinha)  
  • ou 60 gramas de fermento natural (caseiro)
  • 300g de água mineral (1 xícara chá + 1 x de café)
Caso queira evitar muita sugeira enfarinhando formas, Gabriel recomenda o uso de um papel manteiga ESPECIAL (impermeável) chamado dover-roll - assa mais leve.
Outra dica que ele dá é levar ao forno uma pedra são tomé, panela de ferro com tampa ou tampa de alumínio para cobrir o pão.

Modo de Preparo
  1. Misture todos os ingredientes secos em uma vasilha grande (a massa vai mais do que dobrar de tamanho) 
  2. Adicione a água 
  3. Misture até obter uma massa homogenea 
  4. Deixe fermentar de 8 a 12 horas no máximo. Em dias muito quentes em até 6 horas a massa já cresceu o suficente. 
  5. Despeje a massa em uma superfície de trabalho (granito,mármore, madeira) muito bem enfarinhada. Não economize! A massa gruda mais do que música do Gustavo Lima Tchetchere re tche tche. 
  6. Agora tem um pulo do gato. Abra bem a massa e dobre ela em quatro
  7.  
    primeira dobra de pão de alta hidratação
  8. Corte um pedaço desse papel manteiga impermeável ou alumínio- 
    Ai alguém vai falar na sua casa. “Usa papel manteiga normal que num dá nada”, se você seguir o conselho o papel vai grudar no pão e num vai sair nem por decreto. “Ah mas se enfarinhar o papel manteiga ele num gruda” Gruda sim! Vai na minha que você passa de ano. Como eu ia dizendo... 
    Corte o papel, deixe o lado brilhante para cima e coloque a massa em cima, cubra com um pano de prato e deixe crescer por 1 hora. Importante: O lado liso da massa fica em cima.
     
  9. Depois de 20 minutos crescendo você liga o forno (preaqueça por 40 minutos). Se o seu forno for elétrico coloca ele na temperatura “semi talo”, que consiste em girar o botão até o “talo” e voltar um pouquinho de nada. Recomendo o “semi talo” pois eu deixei o meu até o talo e ele acionou o desligamento de segurança durante o cozimento do pão. Para fornos a gás utilize no “talo” (mais alto)
    Ai alguém na sua casa vai dizer “Ai mas vai queimar, tem de colocar 180C, forno médio para assar por inteiro” Eu respondo. Ignore sumariamente e coloque o forno no talo. Vai na minha.
     
  10. Uma vez o forno ligado você coloca a pedra ou panela dentro, ela vai esquentar junto com o forno, ela tem de estar “pelando” quando você colocar a massa.
  11. Agora é uma operação delicada. Colocar a massa na panela que tá quente prá baralho. Se vc fizer igual no vídeo da internet que joga a massa dentro da panela a sua massa vai bater na quina da panela, vai cair torta, vai cair muito forte e o seu pão não vai ficar com um aspecto tão bom. O filha da mãe que gravou o vídeo fez isso 400 vezes antes de gravar, por isso que sai bonito, você é um zé tentando imitálo nunca sai igual. Mas aqui vai o pulo do gato. Pega o papel manteiga pelas pontas e delicadamente coloque a massa na panela, vem com uma Gilete ou uma ponta de faca ultra afiada e faz um corte na massa. 
  12. Asse no forno no talo durante 30 minutos com a tampa e depois mais um tanto sem a tampa.  “Ah mas como assim um tanto???” Asse até o pão ficar catanho escuro, meio que queimando um pouco, isso pode levar de 10 a 30 minutos. O tempo total de cozimento vai ser de 40 min a 1 hora. 
  13. Tire o pão e deixe ele esfriando sobre uma grade.  
  14. No mundo maravilhoso da internet eles cortam o pão logo depois que sai do forno. No mundo real você faz isso e vai comer pão cru. O pão continua assando depois que saiu do forno. Corte depois de 40 min no mínimo. 
Pão caseiro que não precisa sovar

Será que vale a pena? =)
Print Friendly and PDF
Curta LeGarb no facebook e acompanhe nossas receitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin it

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...