Tofu limpo: com extrato de soja

Tofu Le Garb
Eis que depois de uma porção de vezes sujam a cozinha toda e todos os utensílios possíveis, encontro um jeito mais limpo de preparar um tofu caseiro, e de quebra com uma versão opcional tempeirada.
Tenha calma, é provavel q só consiga comer seu tofu firme no dia seguinte, a não ser q vc tenha equipamentos e técnicas adequadas para agilizar o processo, do contrário, keep calm e espere o tofu ficar pronto.

Esta versão limpa pula o processo de inchar, bater a soja com água e coar no pano (ordenha veg rsrs) e também não irá lhe fornecer a Okara (bagaço da soja), mas vale a pena quando o foco é tofu.

Ingredientes (rende 1 tofu médio/grande)
1 pacote de extrato de soja (250g)
2 litros de água
Caldo de 3 limões
Tempeiro Opcional (1/3 xícara de tempeiros a gosto = Ervas, oregano, pimentinha calabresa etc)

Modo de preparo

  1. Bata bem no liquidificador metade do pacote de extrato de soja com 1 litro de água, e despeje em panela grande, bata o restante do extrato com mais 1 litro de água e junte com o outro na panela. Vc deverá ter um leite bem cremoso e liso (sem farelos)
  2.  Limpe a espuma na lateral da panela para não dar gosto de queimado ao leite e Remova toda a espuma com uma escumadeira, ferva bem o leite, removendo sempre a espuma da superfície.
  3. Deixe o leite amornar (aprox 30 minutos) até que aguente deixar o dedo por 10 segundos sem queimar.
  4. Talhando o leite: Despeje o caldo dos limões de uma vez só (e tempeiros se for utilizar) e misture de forma ligeira e por poucos segundos, deixando descansar por no mínimo 40 minutos.
  5. Enquanto o leite talha prepare sua forma que pode ser uma tijela de sorvete com alguns cortes no fundo, ou uma caixa de leite com furinhos para drenar o soro
  6. Coloque um pano limpo dentro do recipiente e despeje o leite talhado dentro e deixe escorrer um pouco
  7. Coloque alguma tampa lisa e dobre o resto do pano sobre a tampa. Exerça pressão sobre os potes (peso) e deixe descansando de um dia para o outro, de forma que o soro não fique em contato com o tofu (como na foto)
    Alquimia Veg
  8. Desenforme e mantenha refrigerado em um recipiente com um pouco de água.

Um comentário:

Pin it

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...